Introdução ao Ensino de Gravura no Estado de Rondônia

por Angella Schilling*

 

 

A grande distância da capital, Porto Velho, em relação aos grandes centros culturais do país, e o difícil acesso, ainda nos dias atuais, prejudica a chegada de informações, apesar dos meios de comunicação.

 

Vivenciar e fazer arte nas mais diversas técnicas é essencial para propagar a cultura e o conhecimento, por esta razão a importância em divulgar e disseminar a gravura em Rondônia, sendo o ensino e a execução da xilogravura, a técnica mais viável nos nossos meios artísticos e culturais.

 

Entre as técnicas dos múltiplos, nas artes gráficas, estão; a litografia, a gravura em metal, a serigrafia e a xilogravura.

Xilogravura é uma das técnicas dos múltiplos de maior expressão e comunicação dentro das Artes Visuais, e sua pratica nas oficinas que ministrei em Porto Velho e, mais recentemente em Candeias do Jamari, contribuem para abrir caminhos e novos horizontes aos artistas plásticos, possibilitando a maior divulgação desta arte para fora do circuito de Porto Velho, alcançando o interior do Estado. Mostrando nossa arte para fora de Rondônia e para fora do Brasil.

 

A técnica da gravura atinge grande número de pessoas por ser executada numa matriz, o que possibilita sua reprodução até em grande escala alcançando um maior número de pessoas.

 

A gravura é um investimento de paciência, habilidade, tempo, emoção, domínio da técnica e da química que a envolve. Seus resultados são sempre surpresas mágicas, pois ela é magia! Transformando ideias abstratas em formas visíveis prontas a serem compartilhadas.

 

O gravador tem a importante tarefa de ensinar e formar novos gravadores, preservando conhecimentos milenares, o que foi conquistado aqui com surpreendente qualidade técnica e criatividade pelos alunos da nossa região.

                                                                                                                                                                                                                                                  

Porto Velho, 12 de outubro de 2019.

 

 

*Artista plástica, professora, curadora independente.

 Membro fundadora da ARL, Academia Rondoniense de Letras, Artes e Ciências.