Surd@.jpg
Estado de Rondônia.jpg

Cultura Surda

 

Fernanda Martins

 

O que é Cultura Surda?
As pessoas Surdas como minoria linguística têm uma experiência comum de vida, e isso se manifesta na cultura dos Surdos, incluindo crenças, atitudes, histórias, normas, valores, tradições literária e arte compartilhadas por pessoas Surdas.

.

O que é Comunidade Surda?
A Cultura Surda está no coração das comunidades Surdas em todo o mundo. Cada comunidade Surda é um grupo cultural que partilha uma língua de Sinais e uma herança comum. Membros de comunidades Surdas em todo o mundo, portanto, se identificam como membros de grupo cultural e linguístico. A identificação com a comunidade Surda é uma escolha pessoal e geralmente é feita independente do grau da surdez do indivíduo, e a comunidade não é automaticamente composta por todas as pessoas Surdas ou com deficiência auditiva.

 

A comunidade Surda também pode incluir membros da família de Surdos, intérpretes de Língua de Sinais e pessoas que trabalham ou socializam com pessoas Surdas que se identificam com a cultura Surda. Uma pessoa é membro da comunidade Surda se ele ou ela se identificarem como membro da comunidade Surda, e se outros membros aceitarem esta pessoa.

 

A Língua de Sinais é Universal?
A Língua de Sinais NÃO é universal, cada país tem a sua Língua de Sinais.É como qualquer outra língua, cada país tem a sua. Já imaginou se todos falassem inglês?

 

Surdos podem dirigir?
Sim, claro que sim!

 

Todos os Surdos consegue fazer leitura labial?
Não, nem todos os ouvintes conseguem fazer leitura labial também. A leitura labial não é algo que todos os Surdos sabem fazer, é algo que muitos Surdos tem feito e as vezes precisam fazer para entender e participar de uma conversa. A maioria dos Surdos não conseguem ler os lábios, também é impossível ler os lábios com precisão de 100%. Tente!

 

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) tem gramática?
Sim!Assim como Português, Espanhol, Inglês, Francês, etc. Libras também tem sua gramática.

 

A Libras é um forma de gesticular?
Não, pessoas Surdas fazem gestos quando estão tentando enfatizar algo ou se comunicar sem sinal, assim como um ouvinte.
Libras não é gestos, é uma Língua.

 

Todas as pessoas Surdas podem falar?
Não, é uma preferência pessoal se o Surdo prefere usar sua voz ou não. Há muita controvérsia em torno deste, e livros para explicar o porquê. A resposta curta é que nem todos os Surdos tiveram aula de fala, querem falar, se sentem confortáveis falando ou já usaram sua voz. É, afinal, sua escolha.

 

Todo surdo é mudo?
O Surdo não é mudo e não gosta de ser chamado assim. Simplesmente são pessoas que não falam pelo fato de não ouvir. A palavra “mudo” significa idiota. Não utilize-a de forma alguma!

 

Os Surdos podem ler Braille?
Claro que sim, se eles estudarem. Mas eles são Surdos e não Cegos. O Braille é para pessoas cegas.


FONTE: Blog Surdo para Surdo

Sinais em LIBRAS/Escrita de Sinais

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E ASSOCIAÇÕES DE RONDÔNIA

(clique na imagem para ver o nome completo)

 

Sinais em LIBRAS/Escrita de Sinais

INSTITUIÇÕES DE ENSINO E ASSOCIAÇÕES DE RONDÔNIA

(clique na imagem para ver o nome completo)