PROGRAMAÇÃO

 

Mostra de vídeos sobre o Bem-viver

 

Entre os muitos saberes dos povos originários andinos há o termo makipurarina: ele significa fazer um trabalho que beneficie toda comunidade. Atividades como a construção de casas ou de lavoura consolidam laços comunitários, e devem ser feitas não só com o próprio território, mas também os vizinhos.

 

 

Essa prática de organização social encerra em si uma força catártica: são mais de quinhentos anos resistindo ao extermínio. Para o pensador e economista equatoriano Alberto Acosta, há nessa sobrevivência centenária não somente um mecanismo de defesa, mas sabedorias sofisticadas e alternativas para as crises ecológicas, sociais e políticas que atingem todo o mundo.

Essas e outras práxis de povos originários, marginalizados e periféricos da América Latina e de territórios emergentes compõem a essência da filosofia do Bem Viver. “A vida de um ser humano em harmonia consigo mesmo, com o outro e com a natureza”, sistematiza o pesquisador, também autor do livro “Bem Viver: Uma oportunidade de imaginar outros mundos”, lançado no Brasil pela Editora Elefante em 2016.

 

Ulrich Brand, professor de relações políticas da Universidade de Viena e parceiro de trabalho de anos de Acosta, complementa: “O Bem Viver é um termo epistêmico e político: qual seriam as condições de vida sem ter que viver à custa dos outros? E à custo da natureza? Como dentro desse marco a nível individual e espiritual é possível organizar coletivamente o transporte, como vivemos e o que comemos?”

Ambos os pesquisadores estiveram no Brasil em novembro para o lançamento do livro escrito em conjunto “Pós-extrativismo e decrescimento”, também pela Editora Elefante. Em entrevista ao Portal Aprendiz, os escritores se debruçam sobre a filosofia do Bem Viver e como ela pode se efetivar como alternativa não somente ao capitalismo, mas também à guinada ultraconservadora que afeta países como Brasil, Áustria e Estados Unidos.

 

FONTE: O Bem Viver: alternativas indígenas para se pensar a vida em comunidade

 

Clique aqui para acessa a Mostra de Víveos

 

Aberto 24h