A ARTE DOS MÚLTIPLOS
Exposição & Workshop ministrado por Angella Schilling
"Nessa exposição há gravuras de períodos variados. Optei por esta técnica no início dos anos 70, quando ainda cursava a Faculdade de Belas Artes, no Rio Grande do Sul.
Fazem parte desta mostra gravuras em metal, xilogravura e instalação.
Os trabalhos são inspirados em observações de sementes, plantas, flores e partes de insetos ampliados, dando impressão, às vezes, de um abstrato.
Usei, nas Gravuras em Metal, cobre e latão como matrizes e variadas técnicas como água-forte; água-tinta, ponta seca, nanquim com açúcar, guache com açúcar, relevo entre outras. Cada uma das técnicas usadas proporciona um efeito diferente no resultado final.
As cores constituem outra etapa importante, pois cada cor exige uma placa de metal diferente.
A impressão pede grande concentração e destreza no manuseio do papel e limpeza das matrizes.
Uma gravura que parte de um projeto do artista, muitas vezes, no decorrer do processo, cria vida e pede alterações, caminhando para uma finalização que difere da ideia inicial, o que, na maioria das vezes, se transforma em agradável surpresa.
Na Xilogravura, uso frequentemente o cedro, por ser uma madeira macia para o corte. Esta é uma técnica mais simples, embora exija que se monte um verdadeiro quebra-cabeça, principalmente em projetos de grande complexidade.
Aqui e agora os convido a apreciarem e a imaginarem os processos pelos quais cada trabalho percorreu até chegar ao resultado final."
Porto Velho, 17 de setembro de 2014.
Angella Schilling
Artista plástica, professora e curadora independente.
Graduada na Faculdade de Belas Artes - Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica.
Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior.
Membro fundadora da ARL: Academia Rondoniense de Letras, Artes e Ciência.
O WORKSHOP
A BIBLIOTECA FRANCISCO MEIRELLES
DIÁLOGO COM ANGELLA SCHILLING
Este evento foi realizado durante a exposição “A arte dos múltiplos”, consistiu em um workshop juntamente com uma aula teórica e demonstrativa sobre gravura e um diálogo aberto sobre o processo da xilogravura e gravura em metal.
O Mediador foi o Professor da UNIR, das Artes Visuais, OSVALDO OLIVEIRA.
Foi mostrado o material para trabalhar numa matriz de madeira e como trabalhar numa matriz de metal com diversas ferramentas além dos seus resultados depois de uma impressão.
Direcionado à estudantes de arte, artistas visuais, professores e interessados nesta técnica.
Foi realizado no Auditório da Biblioteca Francisco Meirelles no dia 30 de setembro de 2014.
VÍDEOS