1º CURSO LIVRE DE XILOGRAVURA

Curso ministrado por Angella Schilling

 

O primeiro Curso Livre de Xilogravura foi um projeto de minha autoria com o patrocínio da Secretaria de Cultura, a SECEL e o apoio da Casa de Cultura Ivan Marrocos, no Centro de Porto Velho, visando incrementar o conhecimento e a cultura do Estado de Rondônia além de valorizar as artes visuais, possibilitando a propagação e divulgação entre os artistas e a população, por ser esta, uma técnica praticamente desconhecida da região Norte do Brasil.

 

As aulas foram realizadas nas dependências da Casa de Cultura Ivan Marrocos, com uma carga horária bastante intensa o que possibilitou aos 15 participantes concluírem e aproveitarem ao máximo os ensinamentos, os quais foram dados com atenção individual.

 

 Foram dois meses com aulas de três vezes na semana e com duração de 4 horas cada dia de aula.

 

Os participantes trabalharam muito bem apesar de não terem referência nem bibliografia, apenas minhas aulas práticas e teóricas. O material foi basicamente improvisado. O resultado foi muito bom e superior ao esperado para alunos que não tinham conhecimento desta técnica.

 

O encerramento do curso contou com uma exposição dos trabalhos realizados; gravuras e matrizes, um grande banner com a impressão das gravuras executadas durante as aulas e a entrega dos Certificados aos alunos.

 

Na noite de abertura, contamos com a presença de 80 a 100 pessoas além da presença do Secretário de Cultura. Sr. Jucélis Freitas de Souza.

 

Apresentei um vídeo dos trabalhos dos alunos e do processo da xilogravura mostrando o passo a passo da execução desta técnica das artes plásticas.

 

O curso recebeu 15 alunos no total e todos receberam o Certificado, pois tiveram mais de 70% de presença nas aulas e apresentaram três gravuras, em preto e branco e com cores.

 

Esta técnica exige muito de quem a pratica, pois, além do esforço físico é necessário raciocínio abstrato.

 

Foi plantada uma semente, restando agora, continuar regando, para colher os frutos.

 

Angella Schilling

Licenciada em Desenho e Plástica

Faculdade de Belas Artes/FEEVALE/Novo Hamburgo/RS

1972/75

Porto Velho, novembro de 2009.

Abertura da Exposição

Casa de Cultura Ivan Marrocos

Entevista para o G1 (Globo)

Criação do Banner da Exposição

 Xilogravura é tema de exposição na Casa de Cultura Ivan Marrocos

Rondônia - 8/9/2009 - Mais Noticias 

 

A Casa de Cultura Ivan Marrocos recebe essa semana uma exposição especial: “Obras em Xilogravura”, uma arte milenar de impressão artesanal que pela primeira vez foi oferecida através de um curso livre aos artistas plásticos de Rondônia.

A abertura da exposição será hoje (08), às 20h e até o dia 15 de setembro ficarão expostas 120 obras selecionadas entre mais de 200 trabalhos produzidos pelos alunos que participaram do curso. 
 
“Estamos muito felizes com o resultado dessa atividade promovida pelo Governo do Estado através da Secel. A Casa de Cultura Ivan Marrocos tem uma extensa e variada agenda de exposições e eventos e agora começa a promover cursos que são importantíssimos para a formação dos artistas”, enfatiza Jucélis Freitas, secretário da Secel. 
 
Entre os artistas plásticos que participaram do curso está Fátima Montanaro que ficou encantada com a nova técnica que aprendeu e terá 13 peças suas na exposição. “Ela proporciona realizarmos trabalhos lindos. Quero muito continuar a trabalhar com xilogravura e adoraria que tivessem aulas sistemáticas para aperfeiçoarmos mais o conhecimento. Que bom que o Governo do estado está investindo também na formação dos artistas de Rondônia”, agradece Fátima. 
 
O curso que durou pouco mais de dois meses foi ministrado pela artista plástica Angella Schilling que é formada pela Faculdade de Belas Artes, no Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica  - Feevale – Rio Grande do Sul e desde 1976 trabalho na área das artes plásticas no Rio de Janeiro, especialmente Xilogravura. “Foi surpreendente o resultado desse curso. Tivemos 20 alunos e 15 cumpriram todo o cronograma. Sem contar a beleza estética das peças produzidas. Eles souberam explorar muito bem os recursos que a xilogravura oferece”, conta Angella. 
 
Sobre a técnica Angella faz sua definição: “A xilogravura é uma técnica de múltiplos, onde cada cópia é considerada um original, pois uma a uma é executada pelo artista, tendo assim toda sua inspiração impressa no resultado final. Xilogravura significa gravar na madeira, sendo assim utiliza a madeira como matriz. Depois de gravada (ou cavada), passa-se tinta sobre a mesma, com rolo, o papel é colocado sobre a matriz já entintada, aí fazendo pressão com uma colher de madeira retira-se a tinta da matriz para o papel. Nasce então a xilogravura. É uma técnica muito gratificante e durante o processo da gravação acontecem sempre surpresas; o resultado final, muitas vezes é inesperado”. 
  
Serviço: 
Casa de Cultura Ivan Marrocos. Avenida: Carlos Gomes, s/nº, esquina com Rogério Werber, Bairro Caiari, Porto Velho / RO. Entrada franca.