2º CURSO LIVRE DE XILOGRAVURA

Ministrado por Angella Schilling

 

“Sinto intensamente que se dá com a gente o mesmo que se dá com o trigo:

é semeado na terra para ali criar raízes, para depois ser colhido e moído para ser pão.”
Van Gogh

 

A proposta para a Segunda Edição do Curso Livre de Xilogravura foi encaminhada por mim à Secretaria de Estado, dos Esportes, da Cultura e do Lazer, SECEL, do então Secretário Sr. Jucélis Freitas de Souza, no ano de 2009.


O projeto visava dar continuidade, incrementar o conhecimento e a cultura no Estado de Rondônia, valorizar e possibilitar condições para a propagação desta técnica entre artistas, professores de arte e a população, por ser uma técnica ainda desconhecida neste local.


O projeto deste curso foi aprovado e teve a duração de três meses, iniciando em 1º de abril e terminando em 30 de junho de 2010. A Secretaria de Cultura, nesta oportunidade, viabilizou a Casa de Cultura Ivan Marrocos e esta, por sua vez, cedeu a Sala dos Pioneiros para o Curso Livre de Xilogravura II (segunda edição).


Foram semanas intensas com muita visitação de artistas visuais, professores de arte, alunos de vários colégios e pessoas curiosas, pois as aulas estavam abertas à visitação.


Inicialmente, 31 pessoas se inscreveram e 40 interessados ficaram aguardando um novo curso de xilogravura. Daqueles, 15 completaram e preencheram todos os requisitos para receberem o certificado de conclusão.


Além das aulas práticas, havia pesquisas em livros especializados (que por mim eram levados para consultas) e vídeos que, vez ou outra, eram exibidos no local.


Para auxiliar, preparei uma apostila contendo a história resumida da xilogravura, seus procedimentos, normas e regras.


Neste segundo curso pude contar com a preciosa ajuda de dois monitores, a artista plástica Fátima Montanari e o professor de arte Tito Tezzari, o que facilitou e possibilitou o atendimento individual.


As aulas foram muito proveitosas. Todos trabalharam com afinco, muito gosto, externando surpresa e alegria em novas descobertas, a cada impressão de cada nova gravura.


Todos desejavam ampliar seus conhecimentos e principalmente produzir arte.

 

Produzimos um banner com impressões de todos participantes do curso. Realizei dois workshops mostrando impressões, cada um com 4 horas de duração, ambos abertos ao público.


Após o término do curso livre de xilogravura II, montamos uma exposição com os trabalhos realizados durante o mesmo, bem como, matrizes e ferramentas usadas para a elaboração das gravuras. Acima de tudo, uma exposição educativa.
Ainda nesta festa de encerramento, foram entregues os certificados, houve a apresentação de um vídeo, com Datashow, mostrando o histórico e o passo a passo dos trabalhos do grupo, além de um singelo coquetel com sucos de frutas regionais do Norte.
Xilogravura, para quem não conhece, é uma das “técnicas de mú ltiplos”, onde se trabalha uma matriz de madeira e que resulta na tiragem de várias cópias, possibilitando que um maior número de pessoas tenha acesso a um trabalho de arte.
Grava-se o desenho/projeto planejado, com goivas, depois rola-se a tinta sobre a parte que ficou em relevo transferindo-a, através de pressão manual, para papel e/ou tecido. Após a secagem, para uma moldura.
Esta técnica, no Mundo Ocidental, vem da Idade Média, por isso a necessidade de ser ensinada, para que este precioso conhecimento não se perca.

 

“A arte é um exercício que possibilita nosso desenvolvimento mental, o nosso crescimento interior, através de realizações positivas.”

 

Angella Schilling
Artista plástica, professora e curadora independente.

Graduada na Faculdade de Belas Artes - Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica.
Pós-Graduada em Metodologia do Ensino Superior.
Membro fundadora da ARL: Academia Rondoniense de Letras, Artes e Ciência.

Adelina Jacob

Alexandrina Rosa de Jesus

Arlete Cortez

Carlos Roberto Batalha Vitorio

Carolay Reynolds

Edna Cerqueira

Fátima Montanari

Francinei Vasconcellos

Gerson Luiz Simões Santos

Lourdes Conde Shockness Alfonsin

Maria Aparecida Aires Teixeira

Maria Regina Crema Velloso

Nilva Emília Comerlatto

Tito Tezzari Junior

Abertura da Exposição e Entrega de Certificados

Matérias em Jornais

Vídeos