Manifesto Escalpoético ou Poetry Mashup
*por Joesér Alvarez
publicado orignalmente em: http://culturadigital.br/escalpoetica/
texto-eleição
pré-seleção
visualização-síntese
um arquétipo
dois processos arbitrários
transcendência
da arbitrariedade enquanto escolha
dos processos enquanto método
colagem
linearidade ou não
interferência e apropriação
performance textual
rito lingüístico
escalpoética: ponte entre o tipográfico e o eletrônico
código-síntese
mais que verso
mais que poema-processo
a verbalização é insubstituível
a forma não
sincronia-diálogo com o estabelecido
o eu no outro
o passado presente
autoria contrautoria diautoria transautoria
texto-formatação
com-inter-entre-texto
pinçar o lírico do árido
o anúncio do épico
o sátiro do sacro
quinze segundos de hoje sobre o cadáver de ontem
re-trans-criação da tradição insípida escolar enciclopédica
palimpsesto virtual
take it new!
REFERÊNCIAS
2001 - Scalpoema (Poema Multimídia)
Animação baseada no poema-processo concretista https://pt.wikipedia.org/wiki/Poema/processo
Também a 1ª tentativa de concretizar uma certa Escalpoética (ética do escalpo): http://culturadigital.br/escalpoetica/2012/07/05/escalpoetica/
"Scalpoema (158 KB) é um dos melhores trabalhos na web que tenho visto apesar da simplicidade de sua forma. Começando pelo título que vem de escalpo e remete à construção do poema que é obtida com o recorte de algumas palavras de uma sentença muito especial porque é um fragmento de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", 1881 por Machado de Assis ...O poema escalpo de Joesér Alvarez consegue, através de uma singela animação, alguns escalpos (cortes e substituições de palavras) condensar em uma única frase, magnificamente, todo esse processo narrativo: "AO VER - ME QUERO VER ALÉM DESTA MEMÓRIA POSTA»
É realmente extraordinário observar e comparar as duas narrativas, a do século XIX, e do século XXI! Scalpoema é um momento extraordinariamente iluminado dentro da obra de Joesér Alvarez. Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, nem mesmo a morte, o mais profundo choque da experiência humana individual, representa qualquer impedimento narrativo, mas, muito ao contrário, propicia aqui o afastamento ideal para que essa vida possa ser passada por um retrospecto avaliatório.O sentido da vida só pode ser revelado se entrelaçado à idéia de morte. Da mesma forma temos que pensar no sentido de nossa cultura digital (vida)
entrelaçando-o com à obsolência de softwares e máquinas (morte).'
http://elo-repository.org/museum-of-the-essential/newsletter/review3portugues.htm
"Obras com as de Joeser Álvarez permitem, em alguns casos, usos e explorações das interatividades como se elas fossem outro tipo de escrita dada ao leitor; também parecem aprimorar melhor a possibilidade de trabalhar com a heterogeneidade de elementos, ainda que submetida ao verbal. .. criação em que a simplicidade das imagens e dos procedimentos não deixa de prender a atenção e o interesse do leitor, criação em que os conteúdos semânticos das palavras estão tensionados pelo aparato digital, e este se torna mais um significante diante da presença daquelas. " http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/viewFile/2176-8552.2011nesp1p16/22895
Alvarez conjugue texte et image sur le mode de la disparition et de la mémoire, mais aussi de l'anthropophagie créatrice par la référence à Machado de Assis et par ce ver qui range le cadavre du poête.
http://www.lechasseurabstrait.com/revue/IMG/pdf_partie2_numerique.pdf
"Scalpoema", de Joesér Alvarez (Brasil), é um exemplo de releitura literária, intertexto, que se transforma num poema hipermídia:.. faz um diálogo de images/stories, sons e animação.
Procedimentos poéticos com o(s) computadores,Jorge Luiz Antonio http://experimentalpoetics.com/blog/processos-poticos
"Scalpoema" ... faz um diálogo de efeito fílmico com uma música de fundo, de suspense, num crescendo e decrescendo.
Essa dimensão sonora como que "prepara"o leitor para o movimento das páginas e a mudança de sentido das palavras. Jorge Luiz Antonio, "Relações da poesia com as
Artes e as Tecnologias". http://www.ipernity.com/blog/edicionesdelcementerio/158414
CITAÇÕES E MENÇOES EM LIVROS E CATÁLOGOS:
NETO, Amador Ribeiro (Org).Turbilhões do tempo; notas e anotações sobre poesia digital.Editora Ideia, João Pessoa. ISBN: 978-85-463-0032-7. (104 páginas). Disponível em: https://goo.gl/D9kwic.
MILANI, Maria Regina de Aguiar. Material didático-pedagógico para implementação do projeto “Poesia digital: leitura, interpretação e produção – em busca de um multiletramento”.Cadernos PDE.Versão Online.UEL.2010. ISBN 978-85-8015-053-7.(82 páginas)Disponível em: https://goo.gl/154kS8.
ANTONIO, Jorge Luiz. Poesia Digital,Teoria, História, Antologias. 2010. FAPESP. São Paulo. (80 páginas)ISBN 978-85-7926-015-5.
____MOSTRA INTERNACIONALDEPOESIA VISUAL E ELETRÔNICA. Catálogo. (70 páginas). Disponível em: https://goo.gl/oKhPNt.
CITAÇÕES E MENÇÕES EM DISSERTAÇÃO DE MESTRADO/DOUTORADO:
BRIDON, Janete. ENTRE UM TEXTO E OUTRO, O LEITOR EM FORMAÇÃO. Dissertação de Mestrado. UNIVALI, 2013.(161 páginas) Disponível em: https://goo.gl/Mwmnoc.
VIEIRA, Flaviano Maciel.COMO LER POÉTICAS DIGITAIS (perspectiva de leituras). Tese de Doutorado.UFPB. João Pessoa. 2017. (208 páginas) Disponível em: https://goo.gl/7sg2MN
CITAÇÕES E MENÇÕES EM ARTIGOS:
ANTONIO, Jorge Luiz. POESIA ELETRÔNICA NO BRASIL: ALGUNS EXEMPLOS. Disponível em: https://goo.gl/5G5rAj.
____Poesia Digital, a poesia do século XXI. Disponível em: https://goo.gl/mP9gmc.
____POESIA ELETRÔNICA: NEGOCIAÇÕES COM OS PROCESSOS DIGITAIS. Disponível em: https://goo.gl/KPNM6t.
____PROCEDIMENTOS POÉTICOS COM O(S) COMPUTADOR(ES). Disponível em:https://goo.gl/8wf1gq.
____Produções Poéticas com o(s) computador(es).2009. Disponível em: https://goo.gl/yGha5q.
____Relações da poesia com as Artes e as Tecnologias. 2009. Disponível em: http://www.ipernity.com/blog/edicionesdelcementerio/158414.
____Trajectory of Electronic Poetry in Brazil: A Short History.E-poetry 2007. Université paris8. Disponível em: https://goo.gl/mTDm7G.
NEITZEL,Adair de Aguiar e BRIDON,Janete. POESIA DIGITAL: REFLEXÕES EM CURSO. Disponível em:https://goo.gl/cyh7dR e em:https://goo.gl/WC2vSN.
PERRIOL, Véronique. De la poésie concrète à la poésie numérique : les premières expérimentations au Brésil. Disponível em: https://goo.gl/uaRXzu.
CITAÇÕES E MENÇÕES EM MULTIMÍDIA:
FERNANDES,Marly.LITERATURA DIGITAL E ENSINO . Material Didático Digital para Ensino de Literatura. Disponível em:
https://prezi.com/hq5xpbzv_qsn/literatura-digital-e-ensino/
OUTRAS CITAÇÕES NA INTERNET:
https://perpgicloranlect.firebaseapp.com/8420655104.pdf
http://neouniversopop.blogspot.com.br/2007/03/brazilian-digital-art-and-poetry-on-web.html
http://www2.anhembi.br/html/ead01/poeticas_contemporaneas_pos/lu06/bibliografia.htm
http://biblumliteraria.blogspot.com.br/2011/05/scalpoema.html
http://pto-de-vista-fractal.blogspot.com.br/2002/12/memrias-postas.html
http://arteonline.arq.br/museu/library_pdf/PoesiaEletronicaApresentacao.pdf
http://lousadigital.blogspot.com.br/2006/07/scalpoema.html
http://estudoliterario.blogspot.com.br/2007/04/scalpoema.html
http://www.ruclip.com/video/OpM33C7UBnI/scalpoema.html
http://www.hiking-trail.net/video_youtube/Scalpoema/OpM33C7UBnI
http://www.fotolog.com.br/borboletamahua/11967126/
http://instalacaoe.blogspot.com.br/2009/09/esse-e-o-endereco-que-me-foi-enviado.html
http://www.ociocriativo.com.br/poesiadigital/mostra/catalogo.htm
http://neouniversopop.blogspot.com.br/2007/03/brazilian-digital-art-and-poetry-on-web.html
http://artenofront.blogspot.com.br/
http://www.elmcip.net/sites/default/files/files/attachments/criticalwriting/cibertxt2_17-34_antonio.pdf
http://www.vispo.com/misc/BrazilianDigitalPoetry.htm
http://pt.scribd.com/doc/130378982/Eduardo-Kac
http://arteonline.arq.br/museu/library_pdf/catalogogrande.pdf
HAIKUNINS
(haikais bakunianos
hashtagpoems
development poetic
tesseract process)
CUBA
(ou, poema do autor sem voz)
https://drive.google.com/file/d/1DPeLUpahQdr2J0xh0f95hUyk5MPJeCQd/view?usp=sharing
(é um executável - apesar do alerta, não tem vírus)
O poema Cuba, foi feito selecionando frases e/ou palavras de uma entrevista em áudio de Pedro Juan Gutierrez, dada ao repórter Pedro Bial em junho/2001 e de um dos discursos de Fidel Castro pós 11/09 do mesmo ano. Remixadas e/ou coladas; dispostas de modo a “recitar” um poema autoral através de suas vozes sampleadas, e, na interação do usuário com o texto através do mouse. Fidel e Gutierrez, duas visões de um mesmo mundo, quase opostas, assíncronas. Fidel: a tradição do discurso visionário para as massas. Gutierrez: a ironia e a carne crua do cotidiano. Ambos unânimes: aparentemente – apenas no amor pela ilha."
Um 1º experimento q nunca chegou a ser melhorado como imaginei à 1ª vista: passar o mouse sobre a palavra e essa sair clara, em sequência, quando foi finalizado no formato final (exe), ficou um tanto caótico, as letras piscando - a princípio, achei estranho, mas depois gostei, pela abertura para outra possibilidade de leitura interativa, multiplicando as narrativas possíveis - as infos sobre o poema, no entanto, ficaram difíceis de localizar à 1ª vista, mas entrando no menu do flash vc controla tudo, vê as infos, o poema estático, e dá o play para a uma possibilidade caótica - poderia ter incluído um menu p facilitar, mas daí, o tempo passou, o ócio foi mais alto e a tecnologia mudou...e, assim, deixei como está - como recebi.